
#FAQ Obará
Nesta página você encontra dúvidas frequentes e respostas que possam já esclarecer suas dúvidas e questionamentos a respeito de nossas práticas.
#1 - O que são práticas tradicionais de saúde integrativas e complementares (PNPIC)?
As Práticas Tradicionais de Saúde Integrativas e Complementares (PNPIC) referem-se a um conjunto de abordagens que buscam promover a saúde e o bem-estar, integrando saberes e práticas de diferentes culturas e tradições. No Brasil, o PNPIC é uma política que reconhece e regulamenta essas práticas no Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo é complementar os tratamentos convencionais, respeitando as particularidades culturais do nosso interagente e promovendo uma visão mais integrativa da saúde, valorizando a interdisciplinaridade e buscando promover a equidade no acesso às práticas de saúde.
#2 - O que é um interagente?
O interagente é você que nos procura.
Entendemos que a saúde não é uma pílula milagrosa que você só terá acesso quando frequentar uma específica rotina e acompanhamento médico.
A saúde é uma construção constante do indivíduo (você) e que será influenciada diretamente pelos seus hábitos e ambientes que frequenta. Logo, você deve tomar a responsabilidade do seu processo de saúde e adoecimento, interagindo com as práticas que ofertamos para que no atendimento elas auxiliem na sua qualidade de vida.
#3 - Como o Núcleo Obará promove diversidade e inclusão em suas atividades?
O Núcleo Obará é um espaço acolhedor, inclusivo e acessível, dedicado a facilitar o acesso da comunidade aos atendimentos em saúde psicoemocional, integrativos e complementares, promovendo identificação e pertencimento.
Nossa equipe de terapeutas é predominantemente composta por pessoas negras e racializadas, com uma liderança totalmente feminina, criando um ambiente de representatividade e empoderamento, comprometidas com a equidade.
Oferecemos serviços financeiramente acessíveis, com descontos e bolsas solidárias, sem discriminação de gênero, etnia, identidade de gênero, sexualidade ou condição neurodivergente e nossas práticas respeitam as tradições de cultura afro-brasileiras, hindus e indígenas latino-americanos, focando no resgate ancestral e em pautas sociais que fortalecem nossa comunidade.
#4 - O Núcleo Obará é um Terreiro de Religião Afrobrasileira?
O Núcleo Obará não é um terreiro de religião afro-brasileira, mas sim um projeto de saúde integrativa que acontece dentro do espaço multifuncional do Terreiro de Umbanda Oxossi e Ciganas do Oriente. Enquanto respeitamos e valorizamos a tradição religiosa do terreiro, nossas atividades se concentram na promoção da saúde e do bem-estar, oferecendo atendimentos psicológicos e terapêuticos que não são conduzidos em um contexto religioso.Nosso objetivo é proporcionar um espaço de desenvolvimento holístico, onde todos possam se sentir acolhidos e atendidos em suas necessidades de saúde mental e emocional, independentemente de suas crenças ou práticas espirituais.